20 de agosto de 2012

A COZINHA E EU (9): Estrogonofe de Palmito

A minha fase de "chef" voltou à todo vapor!
Ando inventando e re-inventando algumas coisas no meu laboratório culinário, e dia desses eu testei uma receita de estrogonofe de palmito (com variações da receita do blog Receitas do Boi)
Eu gosto de diversificar entre pratos vegetarianos, aves, peixes e carnes vermelhas. Semana passada fiz este estrogonofe que ficou uma delícia. Como hoje uma amiga vinha aqui em casa almoçar comigo, resolvi repetir o sucesso. E de quebra minha mãe ainda veio almoçar e também amou.
É um prato muito fácil de fazer, e que tal pararmos de papo e ir para a receita?

Ingredientes:
1 vidro (550 g) de palmito picado
2 xícaras de polpa de tomate
1 xícara de cogumelo
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1/2 xícara de água
1 cebola grande picadinha
1 caixinha de creme de leite
6 dentes de alho picados (e não esmagados)
Azeite para refogar

Modo de Preparar
Refogue no azeite a cebola e o alho. deixe dourar bem porque o segredo é o refogado sair douradinho.
Depois coloque o palmito picado com os cogumelos, e mexa levemente em fogo brando por uns 5 minutos. Se ficar mexendo muito o palmito acaba desmanchando e o prato não fica tão bonito.
Acrescente a polpa de tomate e a água- quando eu não faço a polpa, eu estou preferindo os que vendem em garrafa de vidro porque o sabor é menos ácido.
Coloque o catchup e a mostarda. Acerte o sal, cozinhe por mais uns dez minutos e por último coloque o creme de leite.

Olha, não vou te enganar não, mas fica MARAVILHOSO! Eu servi com arroz integral e batata palha, afinal, estrogonofe sem batata palha não é estrogonofe

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário