3 de junho de 2012

MEU JARDIM: Algumas Novidades

Nas últimas chuvas, eu acabei perdendo quase toda a minha horta. o solo acabou compactando demais, ficando encharcado e acabei perdendo minhas plantas.
Procurei... procurei e finalmente acabei achando um minhocário. Comprei algumas centenas de minhocas para aerar o solo na esperança de proteger minhas plantas contra outra inundação. Enquanto elas não chegam, eu comprei terra para preparar a casa delas.
Eu sempre fui ambientalmente correta. Gostaria de ter uma casa com aquecimento solar, água reaproveitada etc.
Aproveitei para colocar em prática uma idéia de reaproveitamento de embalagens PET, que é um resíduo que muito me incomoda.
Decidi colocar nestas garrafas os temperos "Johann", ou seja, aqueles temperos que costumam ser espaçosos e bagunçar tudo ao seu redor. Suas raízes vão se espalhando e sufocando as demais.
Coloquei o orégano, um manjericão doente (para tratamento) e uma salsinha que está minguando para tentar recuperar.
Cortei a garrafa PET ao meio e coloquei encaixada. Assim podemos regar a planta mas ele não fica com o solo encharcado, e caso seja necessário, ela vai absorvendo a água que porventura esteja no fundo.  E se quiser, pode jogar o excesso de água fora também. A minha idéia é depois pendurar na parede da horta, mas hoje não tive tempo.
Fiz diferente na menta, que espalha a raiz na horizontal. Cortei uma embalagem de amaciante (muito bem lavado!!!), coloquei pedrinha no fundo e a plantei.
E enquanto eu trabalho, a parte animal da casa relaxa...
 
Aproveitei para dar uma acertada na fonte dos pássaros, e até que ficou legal!
E o melhor de tudo, saber que nasceu no meu jardim um trevo de quatro folhas... para dar sorte! Quando eu terminar a horta na próxima semana, eu mostro para voce.
Até a próxima!





2 comentários:

  1. Estarei aguardando as fotos da horta pronta... beijo Marinez

    ResponderExcluir
  2. Ro, teu quintal é uma delicia!

    E esta ideias ficariam otimas na galeria que a Lucia Klein montou, tudo a ver!

    E quanto as fotos do meu blog,sao todas artes de minha autoria. Procuro sempre utilizar materiais que iriam para o lixo. No inicio foi por economia, mas agora tenho mais consciencia de nossa responsabilidade e do quanto podemos diminuir o consumo. Cada um faz sua parte e o planeta agradece!


    Bjs e um bom feriadão

    ResponderExcluir