12 de fevereiro de 2012

A COZINHA E EU (8): Aproveitando as "Sobras"

Um dia destes, minha mãe veio passar o dia aqui em casa.  Para o almoço, ela passou na padaria e comprou dois (!!!!) frangos. Com certeza um exagero, sabendo que comeriam apenas três pessoas.
Acabou sobrando um frango inteiro. Eu o desossei e congelei. Afinal, para mim uma das piores coisas que podemos fazer é o desperdício de alimentos, enquanto falta o mínimo para tantos outros.
Há um bom tempo eu queria usar esta sobra de frango que estava congelado, e hoje, depois de alimentar todos os animais da casa e o filhote sair para um evento animê, lá fui eu para a cozinha.
Passei os pedaços do frango pelo processador para ficar bem triturado. Eu acho que fica melhor para poder fazer um recheio para diversos pratos.
Como ele jé está temperado, a saída é colocar temperos fortes e cozinhar bem.
Primeiro eu fiz um refogado bem dourado de cebola e alho.
Depois coloquei os seguintes ingredientes:
- pimenta branca (bem mais suave, combina melhor com carnes brancas)
- cominho
- 1 folha de louro
- sal
O molho de tomates é um caso a parte, pois eu gosto de fazê-lo em casa. Uma receita que faço é a do blog Receita Passo a Passo. Fica uma delícia!!
Deixo cozinhar bastante, até ficar bem sequinho. A consistência fica uniforme, ótima para rechear o que quiser, sem aqueles pedaços de galinha.
Um conselho: ao deixar secar o recheio, cuidado ao abrir a tampa da panela, costuma "pipocar"
Deixe esfriar bem e recheie omeletes, panquecas, enfim! o que sua imaginação quiser. Só coloque o recheio quando estiver frio, pois fica mais grosso.
Deste aí eu fiz algumas panquecas, e o que sobrou vai para a geladeira, para outras utilizações durante a semana.
Ah... também não sou de desperdiçar frutas e verduras... sabe aquela banana com a casca já escurecida que as crianças geralmente não querem mais comer?
Pois são descascadas, cortadas em fatias. Coloco açúcar (ou adoçante culinário) e canela. Vão para o forno elétrico por 5 minutos e no final recebe uma generosa bola de sorvete de creme. Simples assim!
Diz que a galera vai lembrar da banana passadinha depois de ver esta delícia?
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Eita mulher prendada!

    mas é isso mesmo Ro, desperdiçar é algo muito comum em familias pequenas, precisamos mesmo acabar com este mau habito!

    ResponderExcluir