6 de novembro de 2011

VIDA SIMPLES: Como é complexa esta escolha!

Eu não sei o que acontece comigo, às vezes me pergunto se a minha forma de pensar se encontra dentro de uma "curva normal de distribuição". Tenho minhas dúvidas...
Um dia destes eu estava no Hortifruti comprando minhas frutas, quando me deparei com um mamão orgânico. Preço?? Caríssimo!!! Mas, mais do que o preço caro o que me incomodou foi ele vir em uma bandeja de isopor e embrulhado em filme de PVC.
E aí eu pensei... "gente do céu! prefiro o mamão comum na minha sacola reciclável do que o organicamente poluente. Sim, porque só o plástico demora cerca de 450 anos para se degradar.
Então comecei a pensar em como nossas escolhas na busca de uma vida mais simples tem uma complexidade de decisões tão grande! No fato que narrei acima, eu somei não só o produto em si, mas também o meio ambiente. E claro, fico imaginando a máquina aqui dentro funcionando feito louca para poder processar a informação e decidir - quero mamão comum.
Coisa de doido né?
E se a gente analisar direito, todas as nossas mínimas escolhas usam um processo extremamente complexo. Quer ver um exemplo? Comprar ou não uma roupa nova. Compro por que sou compulsiva? Compro porque estou deprimida e quero uma válvula de escape? Compro esta porque é mais barata? Compro a outra porque está na moda? Ou será que não compro nenhuma simplesmente porque não preciso de mais uma peça de roupa?  E neste instante que decido passa pelas emoções a questão da vaidade, do orgulho, das frustrações, enfim, passa toda a complexidade de escolhas deste Homem Integral.
É para pensar ... ou não!! Simplesmente porque hoje é domingo, e fim.
Até a próxima!!

2 comentários:

  1. Oi Rosângela;
    Que bom que é domingo e você encontra um tempinho para escrever.
    Acho válido que alguém crie o "marketing" e venda sua marca, seja na bolsa, na cachaça mineira ou no mamão.
    Eu prefiro banana no carbureto, pão com bromato e muita manteiga e mamão inorgânico (sou alérgico a orgânicos ;-)
    Um amigo que está hospedado aqui em casa é do tipo "natureba", não come carne vermelha e etc. A alimentação dele vem em caixas: leite de soja (ainda não sei onde fica a teta no pé de soja), ração humana... Natural?
    Há mercado para todos os gostos.
    Uma boa semana pra nós.

    ResponderExcluir
  2. é muito simples dizer que cuida do meio ambiente, dificl é refletir se toda propaganda é correta, se aquela atitude de fato é em prol do meio ambiente. Refletir, analisar, pensar...O problema é a preguiça que a maioria tem de fazer isso. Muito mais facil seguir a onda, a moda...

    ResponderExcluir