17 de outubro de 2011

SERRA DA CANASTRA- Primeiro Sopro de Vida do Velho Chico

Neste fim de semana fomos ao aniversário da filhota linda de um casal de amigos na cidade de Passos(MG). Como eu estava de folga e fui um dia antes, tive a oportunidade de conhecer no fim de semana a nascente do Rio São Francisco, no Parque Nacional da Serra da Canastra.
Nascente do Rio São Francisco - Serra do Canastra (São Roque de Minas)

 
Existem pessoas que dizem que a nascente começa em outro lugar, mas na dúvida, eu segui o que está descrito no Ministério da Integração Nacional (fonte confiável), que identifica São Roque de Minas como o local da nascente
Nem preciso dizer o quanto me emocionei em conhecer o "berço do Velho Chico". Na entrada da pequena nascente existe uma estátua de São Francisco de Assis com sua oração gravada. Emocionante demais!
Lago que forma a Casca d'Anta 
Primeira queda d'água
piscina antes da queda pela encosta

Nesta região, acima do maciço da Serra da Canastra, tem a nascente da famosa cachoeira Casca D´Anta, a maior queda d'água do Rio São Francisco. Vejam como ela está no início, na chamada parte alta e como ela está na parte baixa da Serra, com uma queda de 186 m.
No dia seguinte, pegamos ao carro de novo e fomos para a entrada da Serra da Canastra pela cidade de Vargem Bonita, que abriga a Casca d'Anta na parte de baixo.
Visão da cachoeira ainda a caminho do Parque
Vista Geral da Serra da Canastra
Para chegar à parte de baixo da cachoeira, existe uma trilha super fácil de cerca de 1km mata adentro que dá na piscina dela. A visão é belíssima!
Nesta "brincadeira" percorremos cerca da 1.700 km no fim de semana,mas valeu a pena. Chegamos mortos no Rio, às 23:59hs de domingo (olhados no relógio rsrsrs), mas felizes igual pinto no lixo!
E a gente, que só tinha na programação a festinha da Dani, acabamos conhecendo uma das grandes maravilhas de nosso querido país. Como que rola isso? Fácil... no carro já tinha o kit "Programa de índio" composto de sapato de montanhismo, repelente, garrafa d'água e filtro solar.
e aí é só repetir a mesma palavra duas vezes:
- Vamos???
- Vamos!!!

Até a próxima!!!

4 comentários:

  1. rsrs
    As viagens aqui tambem sao decididas assim: vamos? Vamos!

    Imagino a emoção...Nascente do velho chico...

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia!
    é maravilhoso! porque não fala a "palavrinha mágica" aí também???

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Emocionante conhecer a nascente do "Velho Chico". Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Querida Tania,
    voce nem sabe o quanto!
    eu que sou uma verdinha por natureza, imagina como este coração bateu!!

    ResponderExcluir