12 de junho de 2011

Meio Ambiente.. continuo não entendendo...

No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi publicado no site Ambiente Brasil que a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira disse que a população precisa colaborar com a Coleta Seletiva. Segundo ela, “A simples atitude de separar o lixo facilita o serviço dos catadores”.
Aí eu volto na questão da falta de reflexão que comentei no Dia Mundial do Meio Ambiente, da questão da coleta seletiva. Sim, legal! muito legal! Tenho certeza que toda a população vai aderir. Mas como fazer com que os caminhões de lixo não juntem tudo na caçamba?? 
Aqui no Rio, no site da Comlurb diz ter a coleta seletiva em minha rua. Sinto muito mas eu NUNCA VI esta coleta ser realizada. E olha que eu fico com meus saquinhos de recicláveis separadinhos em casa, esperando.
Este assunto está mais nas mãos do poder público do que dos cidadãos, pois antes de querer que a população faça a Coleta Seletiva e separe o resíduo em suas portas, o governo deve promover formas de realizar esta coleta o mais eficiente possível, o que eu - particularmente - não consigo ver.
Para mim é a mesma coisa de que pedir à população que construa sua rede de esgotos e o poder público não faz o sistema de drenagem da rua para fora...
Acredito que estamos na hora de repensar ambientalmente o que geramos, nos preocuparmos para onde vai tudo isso.
E esta bandeira não é apenas a bandeira de quem luta pelo Meio Ambiente, é  a bandeira de quem quer viver em um ambiente mais saudável.
Ao invés do governo falar sempre para nós realizarmos a coleta seletiva, eu gostaria que ele me apresentasse um plano para viabilizar esta coleta. 
Uma outra questão a levantar... como estão as condições de salubridade destas cooperativas de catadores? Alguém sabe?

Até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário