25 de maio de 2011

SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA (5): Cafés e Cafés

Eu li um material sobre resíduos sólidos urbanos que diz que 60% dos resíduos gerados são orgânicos, isto quer dizer que, juntando do os recicláveis, quase 85% dos resíduos gerados podem ser tratados.
Assim eu comecei a separar os resíduos orgânicos para colocar no meu jardim. Cascas e polpas de frutas, verduras e legumes, já que aqui em casa o consumo de alimentos saudáveis é bem grande. Desde que comprei meu processador de sucos, as "caixinhas" foram abolidas. Isso também faz parte da minha filosofia de simplicidade voluntária.
Continuo combatendo a visão de quem acha que simplicidade voluntária é desleixo e pobreza, a pessoa mal cuidada. Não tem nada a ver.

Semana passada conversando com uns amigos, eu disse que tomar um café expresso em um café francês, em frente a Torre Eiffel é muito mais simples do que tomar um café expresso em uma cafeteria em Miami. Aí todos riram de mim durante vários minutos, alguns balançavam a cabeça como quem diz "ela está ficando mais biruta a cada dia que passa"... que papo de maluco, claro, até eu expor me ponto de vista. rsrsrs
Se a gente olhar as fotos dos cafés parisienses, sempre vamos ver pessoas chiquerésimas lendo seu jornal e com uma bela xícara de café. E qual a diferença do que vemos nas fotos com o americano? O americano degustando um delicioso café (tanto quanto do francês) mas com um "belo" copo de café feito de isopor ou plástico.Essa é a diferença.
Conversando com este povo que estava rindo de mim, perguntei o que mais se vê nos filmes e seriados americanos? o tal copo de isopor na mão dos mocinhos.

Aí, juntei a ideia que a xícara francesa é reutilizada infinitas vezes, e que o copo americano é utilizado apenas uma vez e aumenta o volume de lixo urbano, permanecendo no meio ambiente por tempo indeterminado.
Então eu expus a minha ideia, de que a simplicidade voluntária também é agir de forma a proteger o meio ambiente. É não prejudicar mais o que já prejudicamos - a Mãe Terra.

Uma frase que amei foi a de minha amiga blogueira Marcia, do blog Eu Quero Simples, ela me disse em um e-mail: " Simplicidade é fundamental, pelo menos pra mim, pra ter um pouquinho de equilíbrio nesse mundo doido que a gente tá vivendo...Já é difícil, então pra que complicar, né?
Não estou fazendo campanha a toda a população para parar de tomar café na rede americana, muito pelo contrário! Mas ter uma visão ambientalmente correta mesmo nos pequenos detalhes (eles também ter xicaras rsrsr). Tenha a certeza absoluta que os pequenos gestos farão toda a diferença. Isso é se ver como parte do ambiente, sem discurso vazio ou projeto de reciclagem na Feira de Ciências do filho.
Uma outra amiga blogueira, a Lilly, do Isso é coisas de Lilly, que me disse que estamos conectados pelas idéias, e se eu tenho uma ideia boa, porque não mostrá-la para os outros amigos, que podem curtir a ideia e disseminá-las entre seus amigos, e assim criarmos uma grande rede de "pessoas simples".
Isso porque nosso mundo virtual extrapola qualquer barreira que podemos imaginar. Nossas ideias ultrapassam fronteiras, credos, e se todos vivemos no mesmo planeta, não tem jeito mesmo, porque não começar a pensar naquilo que nos faz mais ligados ao planeta?
Fazer da minha casa uma casa com energia solar, captação de água de chuva, minhocário, reciclagem... A minha alma gemida diz todos os dias que sou doida, mas acho que não... Digo para ele que falaram a mesma coisa de Einstein, de Gagarin, de quem projetou o primeiro foguete, o primeiro submarino, e olha o mundo mudando! Pelo menos a nossa casa vai ser assim!! e ponto final! afinal
Como diz o ditado:
"Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da Terra"

Um comentário:

  1. Há estudos que indicam que os copos de papel podem ser mais ecológicos do que as chícaras cerâmicas. Essa conclusão se baseia principalmente no fato de que as chícaras cerâmicas precisam ser lavadas a cada uso, consumindo água, energia e poluindo o meio ambiente com detergente.
    Contudo, independente disso, apesar de me importar com o meio ambiente, prefiro a chicara cerâmica, o copo de vidro, o prato de louça e o talher de metal.

    ResponderExcluir