13 de abril de 2011

A COZINHA E EU (2): Antepasto de Berinjela ao Forno

Atendendo a pedidos de minha querida amiga Tania...
Eu sempre gostei de cozinhar, e desde que tirei esta semana de folga que venho querendo fazer um petisco para degustar com vinho, que não fosse os triviais queijo, azeitona, pastinha etc.
Como eu gosto muito de berinjela, resolvi fazer um antepasto com ela. E demora menos de uma hora para fazer, e com o mínimo de trabalho!
Ficou uma delícia!!!
Em primeiro lugar, eu deixei duas berinjelas cortadas em cubinhos pequenos. Esta berinjela deve ficar de molho por 4 horas ou de um dia pro outro na geladeira, o que acho mais fácil: corta, enche d´água, coloca na geladeira  e vai dormir rsrsrs.
Depois coloca a berinjela em uma travessa regada com azeite e coloca no forno com fogo baixo/médio para murchar. Eu prefiro colocar em uma teflon para não agarrar, pois assim ela cozinha no próprio caldo.
Enquanto murcha, voce faz uma mistura de azeitona preta, cheiro verde, cebola, pimentão, alho e orégano (ou manjericão) tudo cortado BEM pequenininho. Só depois coloque o sal, (se quiser)  pois a azeitona preta já é bem salgada.
Tire a berinjela do forno, misture tudo e regue com mais um pouco de azeite.
Volte para o forno, mexendo de vez em quando para pegar bem o gostinho e sirva.
Fica uma delícia com torradinha, e se sobrar ( o que acho difícil...) guarde na geladeira e coma sempre que quiser. Também fica uma delícia nas refeições, mesmo porque foi adaptada de uma entrada rsrsrs.
Como tem o sabor muito marcante da azeitona preta, o ideal é ingerir com vinho tinto. E cá para nós, um Pinot Noir é tudo de bom...
Fica simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO para receber os amigos para uma taça de vinho.
Também pode ficar pronto na geladeira para agradar aquela visita inesperada.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Maravilha !!! Parabéns, Amiga Rô !!!
    Muito obrigada pelo Carinho e Presente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ando apaixonada pela culinária. Ontem mesmo no almoço foi um namorado ensopado deliciosa e ainda comprei um livro enorme só de molhos!
    bjs

    ResponderExcluir