19 de março de 2011

ANDA, QUERO TE DIZER NENHUM SEGREDO...

Como eu postei ontem no Facebook, ontem aconteceu um problema aqui em casa com a água.
Depois da famosa Operação Asfalto Liso da prefeitura do RJ (sabe-se lá como foi feito), na rua atrás da minha casa estouraram quatro saídas de esgoto. E este vazamento deu origem a um "lençol freático" de esgoto.
A saída para resolver o problema rapidamente, foi utilizar na quinta-feira dois daqueles caminhões "suga esgoto" na rua de trás e na minha rua.
E o que aconteceu com o "paliativo"?? Pela pressão, acabou danificando a estrutura da minha cisterna, contaminando-a totalmente.
Claro que nem posso expressar aqui a extensão do transtorno que estou passando por estes dias, sem água potável em casa, com familia longe e uma série de ações a tomar.
Estou arrasada pelos 40 mil litros de água que vou desprezar pela contaminação, que é o volume da minha cisterna. Isso quer dizer o desperdício de cerca de um mês de água potável para QUATRO familias de 4 pessoas em um apartamento padrão.
E eu, que sou química ambiental, que tenho como bandeira de vida e valor pessoal a sustentabilidade, me pego deprimida por toda água que será jogada fora, simplesmente porque temos um governo (em todas as esferas) cujo tema - meio ambiente - é apenas para fazer colorido na campanha. Me diga, qual destes nossos representantes realmente se preocupam com os índices alarmantes de poluição hídrica, atmosférica? Será que nossos técnicos municipais percebem que embaixo do "asfalto liso" tem milhares de  quilômetros de redes de água, esgoto, gás e tudo mais?
Tudo bem, eu estou coletando todas as informações para poder entrar com uma ação na prefeitura para ressarcir meus danos econômicos, mas e a água jogada fora, desprezada? E os milhares de vazamentos que passamos pela rua e vemos que ficam dias, semanas, meses?
Que vai repor esta água? Nossa Mãe Gaia??? Acho que não...
E eu, de minha parte, continuo me achando péssima, não pelo transtorno, mas pelo desperdício de recursos não renováveis.

O que ocorrer com a terra,

recairá sobre os filhos da terra.
Há uma ligação em tudo." (Chefe Seattle)



Até a próxima!

2 comentários:

  1. Querida Amiga Rô.

    Como já tinha expressado a minha opinião, é tudo Lamentável.
    Resta a minha Solidariedade e Parabenizá-la pelo "Desabafo" no Facebook e no seu Blog.
    é assim mesmo que devemos fazer, Falar, Expor o Problema Gravíssimo. Gritar !!!
    Sugiro que também ligue para o RJ/TV, da Rede Globo, pois eles farão uma Reportagem e Agendarão em Público uma data para a Resolução do Problema e Retornarão para verificar a quantas andam o compromisso da Prefeitura com você !
    De cá, fica a minha Torcida para que tudo termine bem, embora a Água Desperdiçada não mais Retorne à Mãe Gaia (pelo menos límpida como era.)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. é isso que quero fazer. Ir ao Ministerio Publico lutar pelos meus direitos de cidadã
    bjs com saudades

    ResponderExcluir