13 de fevereiro de 2011

FAÇA VOCÊ MESMO (2): Sachês e Aromatizadores

Meu primeiro emprego como química foi em uma empresa de cosméticos. A parte que mais gostava era quando eu manipulava as essências em busca de novos perfumes. Os diversos buquês, que vão sendo liberados aos poucos em cada combinação, me deixavam inebriada!
O tempo passou, mudei de emprego, de foco profissional, de vida, mas a paixão por aromas continua o mesmo. Confesso ser compulsiva por perfumes, por essências, por cheiros...
Eu sempre gostei da minha casa bastante cheirosa, faço questão de chegar em um cômodo e sentir um aroma leve no ar.  Assim, eu sempre gostei de fazer coisas para deixar esta marca registrada na casa.
O aroma que amo de paixão  é a lavanda inglesa. Tudo meu é à base deste cheiro. Eu amava a English Lavander de Yardley of London, mas está tão difícil de achar!!!
Uma das coisas que gosto de fazer, e coloco principalmente onde guardo roupas de banho, são saches à base de incenso (!!!!). Isso mesmo, incenso. 
Quando vamos a estas lojas que vendem material para casa, chegamos a ver saches para perfumar a roupa por até R$ 15,00, o que eu acho um absurdo! Eu faço o meu por menos de R$ 1,00!!!
E como se faz? Pegue alguns incensos, quebre-os em pedaços menores e envolva-os com papel manteiga, como um saquinho. O papel manteiga que é poroso, deixa todo o aroma do incenso passar pelos poros, sem que deixe escapar o pózinho. Quanto mais incenso mais forte fica. Coloque no armário e terá roupas deliciosas. Simples assim!!!
Para aromatizar o ambiente, eu não gosto de usar estes sprays. Além dos refis serem caros, eu não gosto da quantidade de produto químico que tem lá (é só ler a embalagem). Assim, eu comecei a fazer o aromatizador de forma artesanal, e pode até ser colocado em quartos de criança. Este é um pouco mais elaborado e aí vai a receita:
- Uma garrafinha de vidro. Existem garrafas de água mineral ou meio vinho que são uma graça, além de dar um toque especial na decoração.
- 4 palitos de churrasco. Mais de oito fica feio, e menos não dá muito cheiro. A essência impregna no palito e exala que é uma beleza!
- água
- álcool de cereais 
- essência (hummmm... lavanda... rsrsr)
Misture o álcool e a água na mesma proporção, dependendo do tamanho da garrafa. Adicione 20 ml de essência e misture bem. Corte as pontas dos palitos de acordo com a garrafinha e coloque-os dentro, virando sempre para liberar o aroma. Eu costumo virar os palitinhos diariamente.
Se você quiser, pode enfeitar a garrafinha, como eu fiz com um pedaço de filó. Olha como ficou fofo!
São dicas bem legais e fáceis, que vão fazer sua casa deliciosamente cheirosa! Além de economizar na compra de aromatizadores nas compras do supermercado.
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário