2 de agosto de 2010

QUEIJOS, VINHOS E AFINS - e vai rolar a festa!!

Desde 2005,  minha casa é sede de um evento de um grupo de amigos queridos da minha Casa Espírita chamado QVA - Queijos Vinhos e Afins.
Este grupo se reúne uma vez por ano para degustar os queijos, vinhos, fondues, dançar e acima de tudo se divertir a valer.
E eu como anfitriã deste evento memorável, fico muito animada quando se aproxima a data (véspera dos dias dos pais).
E confesso que eu gosto de fazer a festa. Da decoração ao serviço, me encanta descobrir coisas novas, inventar temas variados.
Eu já tenho o material básico, como tábuas de madeira para queijos, taças e acessórios de buffet, e claro! Tudo de louça e vidro, pois o brilho da festa tem que ser total !!!
E é uma das festas mais simples de se fazer, e o que impera é o bom gosto na escolha dos vinhos e na arrumação das mesas. É bom porque não precisa servir ninguém e todos ficam à vontade.
Eu costumo colocar em cima dos queijos a bandeirinha do país de origem, fica uma graça!

Como fazer:
1) Para os queijos
Costumo separar de 250 a 300gr de queijo por convidado adulto. Eu AMO de paixão o Gruyere, um queijo suíço de casca dura com um leve sabor frutado, simplesmente maravilhoso!
Geralmente eu componho a mesa com os seguintes queijos: Gruyere, Camembert, Gouda, Gorgonzola. Embora os "entendidos" digam que não fica legal, eu gosto de servir o nosso Minas curado (aquele com massa dura) porque dá uma certa brasilidade na mesa.
O queijo Brie eu deixo para servir com geléia de damasco, em "rachou" especial para ele

2) Para os vinhos
Esta é uma estão bastante interessante, pois culturalmente o brasileiro ainda possui pouco conhecimento da degustação do vinho. Basicamente é dividido entre "suave" e "seco". Ainda é difícil saborear o buquê do vinho, e não apenas sentir no paladar estas duas características. Por causa disso, eu geralmente compro os vinhos cabernet (sauvignon e blanc) e merlot argentinos e chilenos, que são mais suaves do que as demais uvas.
Eu gosto muito do Shiraz e do Torrontes, mas para degustá-lo devemos ter um pouco de atenção no buquê pouco comum.
Bom... e claro que não pode faltar o prosecco, que não precisa nem de comentários!
3) Pães
Eu gosto muito de baguette, por se um pão de pouco miolo e com sabor neutro, o que dá para saborear o queijo mais profundamente. Também coloco o grissini, o pão australiano e a chamada massa lisa, que é como se fosse a base da massa de pizza, que é uma delícia!
E claro! se você for montar um Q&V, não coloque pães com gosto muito forte, com temperos tipo alho e cebola, porque o pão é só um  QSP (quantidade suficiente para..) e não para disputar sabor com os queijos.
4) Pastas
Para o pessoal não ficar somente comendo queijos, que acaba ficando com o sabor igual, eu faço pastas diferentes, como de azeitonas pretas, de salaminho.
A base para pasta que eu faço é muito simples, é na proporção de 1/2 kg de ricota fresca para 1/2 lata de creme de leite. É só bater no liquidificador a ricota, o creme de leite com 1 copo de água, 2 colherinhas de sal e 2 de açúcar. Pronto! Já está feita uma base de ricota para qualquer pasta que você inventar, até as doces.

5) Frutas
Eu gosto muito de servir uvas Grisson (sem caroço) maçãs e frutas mais durinhas, mesmo porque também serão saboreadas no fondue de chocolate. Um arranjo de frutas fica lindo em qualquer mesa!

6) E para terminar...
Sempre tem um pote com mini-trufas artesanais, que uma vizinha da minha mãe faz. São maravilhosas, coloridas e dão um visual e um sabor todo diferente. Experimente! Vai ser um sucesso!

Por enquanto é só!!! rsrsrs
vou tentar escrever ainda esta semana sobre a decoração, mas se não der, me perdoem, afinal, estarei atarefadíssima com os preparativos da festa de sábado!
Mas vai um "água na boca" de uma decoração que fiz há um tempo atrás... eu peguei mini-rosas vermelhas, as despetalei e coloquei em um arranjo de um recipiente de vidro com uma vela no meio. O fundo era de folhas secas. Ficou um espetáculo!

Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. eu sempre fico encantado com seu bom gosto. Posso te convidar para montar uma festa para mim?
    Bj

    ResponderExcluir