18 de julho de 2010

LAS BRUJAS - Um Tannat Bem Encorpado

Domingo … um diazinho frio que só... deu uma preguiça de sair de casa...
Então resolvi inovar na cozinha, vontade de comer uma massa com molho diferente acompanhando um vinho diferente.
Hummm... deixa eu começar (claro!!!) pelo vinho. E hoje o degustado foi um vinho uruguaio com nome bem sugestivo – Las Brujas (no creo, mas...). Este vinho, da casa Gimenez Mendez é um tannat, uma cepa francesa que se adaptou muito bem na região sul do Uruguai, e que tem como característica principal ser adstringente, com gosto e cor bem encorpados. Um vinho muito bonito, coloração fechada mas com aroma bem fresco.
Voltando à culinária...
Para combinar com este tipo de vinho – encorpado – fiz um fusilli com molho de azeitonas pretas. Ando meio cansada dos molhos tradicionais e resolvi inventar um que fosse  de gosto marcante e picante ao mesmo tempo. Fiz um molho de tomates  básico e adicionei azeitonas pretas e raspas de gergelim. Dei algumas batidas com o mixer para ficar mais encorpado. Não é por nada não, mas ficou delicioso!!! Fico devendo a foto porque a bateria da máquina descarregou e eu não ia esperar (de jeito nenhum!!!) fotografar para depois comer.  Mas acreditem em mim! Esta mistura de salgado, doce e adstringente ficou maravilhoso!
Com o vinho deu uma esquentada neste domingo chuvoso.
Ah... lembram que no post passado eu dei um voto de confiança para a Labralouca? Pois bem, ela não pegou uma plantinha sequer do novo jardim, continua tudo lá... e mais... olhem que beleza as orquídeas que desabrocharam!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Rosângela, boa noite!
    Obrigado pelo comentário e pela gentileza. O Claudionor é um amigo diferenciado e gente muito boa. Espero que numa próxima vez a gente tenha mais tempo para conversar.
    Quando tiver um tempinho visite os outros blogs que também sou editor:
    http://asdecon.blogspot.com
    http://atat-pa.blogspot.com
    http://domquixote.blogspot.com
    Um forte abraço e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. querida, fiquei aqui "aguando" com o vinho e com a massa. Eu adoro molho de tomate com azeitonas pretas. Sempre faço, mas nunca tinha colocado raspas de gengibre. Deve ter ficado ótimo! Qq dia faço e te falo.

    bjs,
    Carol

    ResponderExcluir