10 de junho de 2010

SPIRITUS SANO IN CORPORE SANO - Como assim?

Bom… como escrevi em alguns posts anteriores, eu passei por uma cirurgia bastante difícil. Eu sempre me cuidei bastante, com um histórico desfavorável de câncer na família, eu anualmente faço um check-up completo e para minha surpresa, este ano, ao fazer os exames de rotina, me deparei com 2 nódulos e 1 tumor em cada seio. Fiz a cirurgia dia 19/05 e estou em fase de recuperação, feliz porque tudo deu certo. Não sei do Brasil, mas eu sou Hexa – ganhei dos seis “problemas” que me rondavam o corpo e a mente.
Voltei a trabalhar (que maravilha!!!) mas estou com restrição de atividades até 09/07 – estou contando cada dia que passa para poder voltar a fazer as coisas simples que me fazem feliz: passear com os cachorros pela manhã, cuidar do jardim, fazer compras, etc. Estes 50 dias de completa inatividade e dependência estão me consumindo...
Claro que depois da cirurgia tive que tomar remédios, dos mais variados. E estes remédios me fizeram um mal enorme ao organismo, mesmo porque eu não tenho hábito de tomar remédio nenhum, mal tenho uma dor de cabeça. Inclusive uma taça de vinho me faz dormir melhor do que com o tal do Rivotril (bleargh...).
Segunda-feira,  ao ir colocar este belo rostinho do lado de fora, no primeiro dia de trabalho, peguei uma gripe que me arriou. Com o corpo já debilitado pela cirurgia e pela medicação, fui derrubada por uma gripe, coisa que não sei o que é há anos!!! Mas com a imunidade lá no dedinho do pé, cá estou eu, parecendo um zumbi e com todos os ossos doloridos, enxaqueca e sabe-se lá mais Deus o quê.
Também, por “coincidência”, tive a oportunidade de conversar com meu médico preferido, do coração e da reencarnação, Dr. Hermann que me mandou cultivar a felicidade do espírito e cuidar do templo de Deus – meu corpo. Afinal, uma etapa acabou.
No trabalho, foi sugerido pela equipe da saúde que eu tomasse vitamina C, o que estou fazendo religiosamente todos os dias. Então, comecei a bisbilhotar sobre os chamados alimentos funcionais, nutrição e etc.

E nesta busca do que me faz bem, e me tornar spiritus sano in corpore sano, vi uns sites bem legais tanto de culinária quanto de nutrição e bem-estar. Por enquanto vou me dedicar ao estudo destes assuntos, já que faltam 29 dias (contagem regressiva!!!) para eu poder voltar a fazer exercícios físicos e caminhar com a cachorrada pela manhã.
Para quem quer conhecer as propriedades dos alimentos de uma maneira geral, e os benefícios de cada nutriente (inclusive quantidades indicadas), a Nestlé tem no seu site a Enciclopédia de Nutrição, explicando várias coisas legais sobre os alimentos e nutrientes, inclusive suas fontes e em caso de deficiência, o que pode acarretar, entre outras dicas.

Um blog legal que descobri para quem gosta de cozinhar e curte esta “arte” é o Fogão Azul. Confesso que sou uma negação na cozinha, e até acho uma vergonha uma química não saber fritar um ovo direito, mas estou disposta a tentar mais este desafio. E contarei para vocês, prometo!
Afinal, qual a diferença do potássio do laboratório para o potássio do rabanete?
Até a próxima!


Um comentário:

  1. Rô, melhoras! Esse tempo tá louco mesmo! Não tem como a gente não se gripar! Mas se cuida, viu? Lembra àquele filme que te falei? Julie & Julia... acho que o nome é esse. Pega para ver. Vc vai ficar inspirada na cozinha! rs!

    bjs,
    carol

    ResponderExcluir