25 de novembro de 2009

VOCÊ PODE SE ENVENENAR ACIDENTALMENTE COM ARSÊNICO - Se acreditar nisso, voce merece!

Ontem eu recebi um grande presente, daqueles que eu adoro!
Um grande amigo meu, sabedor das minhas críticas mordazes aos famosos spams que recebemos, me mandou esta pérola sobre envenenamento com arsênico causado pelo camarão (!?!?!?!?!) associado à vitamina C.
Quando ele recebe uma mensagem desta, ele me repassa pedindo minha opinião, e quando o tema envolve alguma coisa de química, aí é que eu vibro! Como sempre, tive a curiosidade de ver até onde foi esta bobagem na internet, e me supreendi que ela está tão bem difundida quanto o texto de Shakespeare (comentei há um tempo atrás, sob o título de SHAKESPEARE APRENDEU, lembram?)
Abaixo eu colo a resposta deste email que está povoando a caixa de entrada de muita gente. Os meus comentários estão em vermelho, ok? Eu os inseri no meio do texto do sujeito que mandou.
Bom.... em relação à minha foto abaixo, ela não tem nenhuma associação com o arsênico, mas acho ela tão bonitinha! ainda mais que a labralouca já detonou esta jardineira...
Divirtam-se!!!





VOCÊ PODE SE ENVENENAR ACIDENTALMENTE COM ARSÊNICO
Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos. Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortis" envenenamento por arsênico. Mas qual foi a origem do arsênico?

Hum... primeiro indício de algo errado:
Sintomas de intoxicação aguda por arsênico:
- Cardiotoxicidade: arritmias cardíacas com evolução a falência cardiovascular;
- Toxicidade ao TGI: irritação, náuseas, vômitos; semelhantes à água de arroz com odor aliáceo
- Toxicidade hematopoiética: anemia e granulocitopenia;
- Neurotoxicidade: perda da sensibilidade periférica.
Como voce pode ver, os sintomas de intoxicação aguda são completamente diferentes!

A policia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.
O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado. O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"
Eu, como toxicologista, AMEI esta parte, como pode uma "profunda e extensa investigação" durar menos de meia hora? Abaixo os cromatógrafos! Abaixo os espectofotômetros! Abaixo a preparação da amostra! Viva os seriados do CSI, onde tudo acontece em uma hora!!!
Todos ficaram intrigados, por que morte acidental? O arsênico ataca os militares americanos que transportam mudas de arroz H Gao. O professor disse: "O arsênico foi produzido no estômago da vítima".
UAU! sem comentários!
A vítima tomava Vitamina C todos os dias , que por si só não é nenhum problema.. O problema é que ela comeu uma quantidade grande de camarão no jantar.. Comer camarão não foi o problema, já que nada aconteceu à sua família que também comeu do mesmo camarão. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.
Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de 5-potassio-arsenico.
5-potassio-arsenico. De onde ele tirou isso? Não existe! O mais próximo que existe (e falar isso é uma heresia em Química) é o arseniato ácido de potássio K H2 AsO4, que é tão ácido quanto o pH do estômago e do ácido ascórbico, que por sinal, não existe NADA na literatura confiável sobre isso
Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano! Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reação química, o inicialmente não-tóxico 5-potassio-arsenico (como anidrido também conhecido como óxido arsênico, As2 O5)
Vamos lá, vamos saborear aos poucos ...
Tudo bem ele inventar um composto que não existe mas ...
APERTEM OS CINTOS! O POTÁSSIO SUMIU!!!
Como ele pode ser um "potássio arsenico" também conhecido por óxido arsenico (cuja fórmula também está errada, porque na realidade é As4O5)?
se converte no tóxico 3-potassio-arsênico (ADB anidrido arsênico), também conhecido como trióxido de arsênio (As2 O3), que é popularmente conhecido como arsênico!
Arsenito ou arseniato? Quem é mais famoso?Qual a forma mais tóxica? And the Oscar goes to...
O venenoso arsênico faz parte do magma
MAGMA? QUER DIZER O MAGMA NO CENTRO DA TERRA?
O Arsenio de fonte natural, em sua maioria ocorre próximo a veios de metais preciosos. Mas faz de conta que vem daí..
Magma vem do vulcão, o vulcão fica na terra, o quê que este imbecil do camarão estava fazendo próximo ao vulcão?
Mesmo que fosse de uma fonte antropogênica, a maioria das fontes não são próximas a manguezais ou possíves áreas de cultivo de camarão.

e causa paralisia nos pequenos vasos sangüíneos, "mercapto Jimei"??,
Bom.. aqui nós entramos com um outro elemento, será ele o verdadeiro culpado? Será que o CSI não viu isso? Não sei o que é um mercapto jimei mas pelo texto, nem o cara que escreveu. Mas a terminologia " mercapto" é utilizada para compostos a base de enxofre, que deve ser o mordomo, o verdadeiro culpado!
inibindo a atividade do fígado e produzindo a necrose da gordura ataca os lobos hepáticos, coração, rins, produz congestão intestinal, necrose das células epiteliais, telangiectasia. Portanto, quem morre envenenada pelo arsênico apresenta sangramento dos ouvidos, nariz, boca e olhos.
Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C
 Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta. Encaminhe este texto a tantos quanto puder.
O que aconselho a todos que tenham um pouco de bom-senso e que pegam este tipo de texto: procure alguma base científica na home-page www.scirus.com
Esta home-page é tipo um google mas que busca apenas artigos científicos publicados em sites e revistas científicas DE VERDADE.

9 comentários:

  1. E aquele camarãozinho com limão heim!!
    Bem que eu sentia um mal estar depois de comer algumas porcões de camarão, porem deve ser culpa do limão; certo que sim.
    Realmente necessitamos de informação, mas estamos buscando no lugar errado. Camarão e vitamina C, melancia e leite: prato principal e sobremesa para hoje.

    ResponderExcluir
  2. que bom existem pessoas como vc. e comoeu tb para contestar tanta babozeira qeu aparece e que as pessoas acreditam.
    ontemmemso comi meu camarão chuperi laranja etc..e vou comer hj de novo..uma delicia e na beira mar ai fica mais gostoso. acho que esse cara qeuescreveu sobre camarao nao tem condiços de comer camarap e nao qeur que ninguem coma..sera?..p. do futuro me aguardo estou chegando ai o sol aqui ta lindo..
    tb gosto de contestar como vc
    depis veja meu site
    www.luizalmada.com
    camarã0 com cerveja não é crime e nem mata...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente post e pelo blog! Escrevi algo a respeito no meu site e as suas observações me foram de grande valia! Me passa o seu nome e profissão pra eu poder colocar lá no http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=159 ! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Então podemos afirmar se esta historia do Camarão + vitamina C = Morte.Existiriam muitas mortes, principalmente nos litorais.Eu acho que tem algum interesse comercial contra o Quitosana , quem tem esse tipo de formula.
    Obrigado pela informações acima.Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Rui Óscar - Rio Branco -AC21 de janeiro de 2010 18:29

    Bom dia! Quando li este spam, só faltei morrer rir. Eu deveria estar morto já que tomo vit. C constantemente e não deixo de toma-la quando como camarão. Este foi o pior "CSI" que já vi.
    Agradeço vosso comentário com os esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  6. em 1965, bem antes de eu nascer. Meu avô e minha avó morreram no mesmo dia. Envenenados...por um engano da minha avó. Ao fazer o pão, usou um veneno de matar formigas, ao invés de trigo. Minha mãe conta que era arsênico, é possivel? me manda um e-mail. alvaro0105@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. De fato o 5-potássio-arsênico e o 3-potássio-arsênico não existe e não segue nem um padrão de nomenclatura conhecida, nem a oficial da IUPAC . O cara deve ter criado uma nova nomenclatura de compostos orgânicos sem o carbono... Posição 5 na cadeia de não sei o quê ...!? Sem dúvida um boato muito louco.
    Entretanto os óxidos As2O3, As2O5 existem ,já que o elemento arsênio assume os estados de oxidação +3 e +5 Como também existe o óxido As4O5 e outros compostos catiônicos na forma +3 e +5 do arsênio. Como cortesia deixo dois links que talvez um dia lhe seja útil: http://stjudehighschool.hpage.com/get_file.php?id=758180&vnr=372688

    http://www.chemistry-software.com/pdf/HSC_Species_.pdf


    Um abraço cordial. C
    ândido Manuel Tognocchi Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você continua o mesmo....

      Um abraço

      Ana Cláudia

      Excluir
  8. Ops. Cândido Manuel Tognocchi Dantas. Faltou a letra "c"

    ResponderExcluir