29 de outubro de 2009

EFEITO SCHUMANN... Colocaram a Física na Filosofia!

Porque temos a sensação que o tempo está passando muito rápido? “parece que foi ontem” que foi o Réveillon de 2009, e já estamos no fim de outubro!
Assustei-me um dia desses quando vi uma decoração de Natal no shopping. Mas foi ontem que tiraram a decoração do ano passado!
Tem gente colocando a culpa em um tal de Efeito Schumann, que a Terra está girando mais rápido. Se isso fosse verdade, todo o Mecanismo Celeste estaria comprometido não acham? Com certeza as leis que regem o Universo não estariam estáveis e entraríamos em colapso.
Mas porque será que esta sensação é real?
Antes de vocês abrirem este blog, ao entrar na internet, provavelmente entraram em algo tipo "UOL", "MSN", entre outras páginas de acesso.
Por curiosidade, agora antes de escrever este texto, entrei na página da UOL e passei os olhos em 43 notícias, 33 anúncios, fora promoções, jogos on line, rádios e os eternos pop up. Se a gente pensar que ninguém entra na internet para ficar em apenas uma página, e que mesmo que ficássemos, esta página troca suas notícias pelo menos de hora em hora, vocês já pensaram no bombardeio de informações que recebemos diariamente?
Aí falamos que parece que hoje o tempo anda mais rápido do que a 10, 15 anos atrás.
Opa!!! A 10, 15 anos atrás não tinha internet em cada esquina. Nossas notícias eram através dos rádios, jornais e telejornais. Tínhamos menos informações do que hoje. E isso é ruim? Depende!
E aí temos duas vertentes, sendo a primeira sobre a qualidade da informação.
Seja sincero ... qual tipo de notícia te atrai? Sim, porque nestas páginas de acesso temos 50% do que se chama "entretenimento", ou seja, notícias do tipo:
- Mariazinha é fotografada sem retoques! e a grande maioria vai lá para ver as celulites que não são mostradas na TV.
- Joãozinho caiu nas garras do Leão. E a outra parte vai lá para ver o cara em apuros com a Receita Federal. E assim tantas outras notícias. Mas vamos pensar com seriedade ...
O que vai agregar de valor à sua vida saber das celulites da Mariazinha? Percebeu que você alimentou seu pensamento - o seu centro intelectivo - com algo que não soma nada, absolutamente nada sua vida?
E aí vem a segunda vertente - a da quantidade de informações propriamente dita. Cada vez que voce entra no link para ver as celulites da Mariazinha, aparecem mais dezenas de reportagens de outros famosos tão importantes quanto as da celulite. E você por curiosidade vai abrindo, abrindo, abrindo, e quando vai ver nem lembra do que foi fazer na internet.
Às vezes foi só ler seu e-mail, mas acabou sabendo de todas as fofocas das "personalidades". Ainda acabou gostando da promoção da Revista Caras, assinou dois anos e vai ganhar uma faca por semana.
Mas aí podem dizer: Como ela é preconceituosa! O que tem ler sobre a vida dos outros? É algo inocente...
 Bom, isso serve não só para o chamado entretenimento, mas para a economia, a política, a ciência, o mundo, enfim, tudo o que nos passa aos olhos.
Acabei de fazer um teste de links rapidinho, e em menos de 3 links relacionados eu passei da notícia sobre o câmbio brasileiro "Nova taxa não impede saldo positivo de dólares" para "Vendas de casas nos EUA atingem maior nível em dois anos"
Sim... e daí a venda de casas nos EUA? Absorvi mais uma noticia (fora as dos links) que não me soma em nada, mal tenho grana para comprar e viver em uma casa no Brasil, quem dirá nos EUA.
 E assim a gente vai guardando uma quantidade de lixo no nosso HD mental. Soubemos de tanta coisa sem importância, fomos bombardeados com tantas informações que no final o do dia, estamos fatigados, esgotados de tanto pensar e absorver - inutilidades!
 Outra característica dos tempos modernos, é que tudo o que acontece é em tempo real. Se um homem bomba explode no Cairo e mata 80, nós sabemos disso no mesmo minuto.
Há alguns anos atrás esta informação demorava pelo menos até o Jornal Nacional. Agora somos cidadãos do mundo virtual, e nada nos passa desapercebido, do Homem Bomba à celulite da Mariazinha.
Por isso que eu quero lançar a campanha "UTILIZE O FILTRO QUE EXISTE EM SUA MENTE"! Não deixe passar as impurezas que existem no mundo para sua mente.

Pense saudável !

Nenhum comentário:

Postar um comentário