26 de outubro de 2009

ENVENENAMENTO DOMÉSTICO - O Inimigo Oculto

Hoje eu vou fazer uma homenagem à minha querida "guru blogueira" Carol.
Embora eu não tenha filhote pequeno (já está um lindo adolescente), quero deixar aqui a minha contribuição dentro da minha área de atuação, que é a Toxicologia.
Então aí vão alguns toques para as mamães e papais que querem que seus filhotes estejam sempre saudáveis, se prevenindo dos “inimigos ocultos”.

VOCES SABIAM QUE CERCA DE 44% DOS CASOS DE INTOXICAÇÃO ACONTECEM EM NOSSOS LARES?
Destes 44%, temos:
Por Medicamentos - 26%
Por Saneantes e controle de vetores - 15,5%
Por Plantas Tóxicas - 2,1%

Em casa temos "inimigos ocultos" que muitas vezes não percebemos. Por incrível que pareça, os produtos domésticos de limpeza e higienização causam aproximadamente 40% mais casos de intoxicação do que os produtos químicos industriais.


ENVENENAMENTO DOMÉSTICO – CRIANÇAS COMEM E BEBEM QUASE TUDO!!!
Aproximadamente 30% do total de intoxicações registradas acontecem com crianças menores de 10 anos
As mais freqüentes intoxicações em crianças são causadas por remédios, produtos de uso doméstico, como alvejantes, querosene, polidores de móveis, tintas, solventes, detergentes, inseticidas.



MEDICAMENTOS
Os remédios são ingeridos por crianças que os encontram em local de fácil acesso, deixados pelo adulto. Pílulas coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor adocicados despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças. Não estimule essa curiosidade.
PREVINA-SE!
- Nunca deixe de ler o rótulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento;
- Evite tomar remédio na frente de crianças;
- Não dê remédio no escuro para que não haja trocas perigosas;
- Não utilize remédios sem orientação médica;
- Mantenha os medicamentos nas embalagens originais;
- Cuidado com remédios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas. Erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais;
- Nunca use medicamentos com prazo de validade vencida;
- Descarte remédios vencidos. Não guarde restos de medicamentos. Despeje o conteúdo no vaso sanitário ou na pia e lave a embalagem antes de descartá-la. Nunca coloque a embalagem com o seu conteúdo na lixeira;
- É importante que a criança aprenda que remédio não é bala, doce ou refresco. Quando sozinha, ela poderá ingerir o medicamento.PRODUTOS SANEANTES

Os produtos de limpeza e higiene são aqueles de composição e toxicidade variadas, responsáveis por muitos casos de intoxicação. Estes produtos são facilmente encontrados em todos os ambientes da casa. O armazenamento e uso inadequado destes produtos têm colaborado para a ocorrência de casos graves e até fatais de intoxicação.
ATENÇÃO!
Muitos produtos utilizados no ambiente doméstico são de fabricação clandestina e ilegal. Estes produtos, normalmente, são comercializados de “porta-em-porta”, com a promessa de serem “mais fortes e menos tóxicos”, além de mais baratos. Na realidade, por serem em geral mais concentrados, causam intoxicação com maior frequência e de maior gravidade que os fabricados legalmente. O consumo de produtos de limpeza fabricados fora dos padrões sanitários pode causar sérios danos à saúde, como queimaduras, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações
PREVINA-SE!
- Leia atentamente os rótulos antes de usar qualquer produto doméstico e siga as instruções cuidadosamente;
- Guarde detergente, sabão em pó, inseticida e outros produtos de uso doméstico longe dos alimentos e dos medicamentos, trancados e fora do alcance das crianças;
- Mantenha os produtos nas suas embalagens originais. Nunca coloque produtos derivados de petróleo (querosene, gasolina), alvejantes, em embalagens de refrigerantes, sucos.
- Cuidado com as embalagens de produtos que contenham flores e bebês no rótulo, isso é um chamariz para a criançaPLANTAS TÓXICAS
As plantas tóxicas, muitas das quais são ornamentais, podem ser encontradas em jardins, quintais, parques, vasos, praças, terrenos baldios. Algumas dessas plantas são bastante conhecidas e bonitas, mas quando colocadas na boca ou manipuladas, podem causar graves intoxicações, principalmente em crianças menores de 5 anos.
PREVINA-SE!
- Ensine às crianças que não se deve colocar plantas na boca;
- Conheça as plantas que tem em casa e arredores pelo nome e características;
- Não coma plantas desconhecidas. Lembre-se que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade das plantas;
- Quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas ou lave bem as mãos após esta atividade;
- Não faça remédios ou chás caseiros preparados com plantas, sem orientação médica
Em caso de acidente com plantas tóxicas
- Retire da boca o que resta da planta, cuidadosamente;
- Enxague a boca com água corrente;
- Guarde a planta para identificação;
- Ligue para o Centro de Controle de Intoxicação (0800-148-110 / 24h)

Abaixo estão algumas plantas tóxicas, facilmente achadas em nossos jardins e parquinhos:

5 comentários:

  1. Rô, amei as dicas! Não só pelo post ter sido uma homenagem para mim! rs! By the way, obrigada! Mas eu sou meio relax demais. Eu nunca tinha visto as coisas por essa óptica. Tenho várias coisinhas que devo me preocupar... Menina, vou fazer um link desse seu post lá no meu blog, ok?

    Bjs e obrigada,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Ao contrario da Ana carolina eu sou uma neura só com a minha bebe, me preocupo com tudo....
    E certamente quando ela começar a engatinhar,vai tudo para o alto...
    Mesmo assim obrigada pelas dicas ,vai ajudar a abrir os olhos de muitas maes relax..
    Bjos..

    ResponderExcluir
  3. Ola boa tarde, meu nome é Danilo sou TST, gostaria d saber em q vc é formada?

    ResponderExcluir
  4. qual seu e-mail, sou tst e preciso d umas inf. sobre envenenamento, obrigado.

    danilotst@yahoo.com.br
    danilojan1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi Rosângela! Adorei as dicas principalmente sobre plantas. Moro em apto, mas na varanda posso falar que tenho um jardim, e, em breve uma horta. Gosto muito de plantas, só não acho muito tempo para cuidá-las.
    Vou me informar melhor sobre o que tenho, porque já deu para notar que o periguinho adora mexer nas plantas!
    Mudando de assunto, estou de férias e por isso dei uma sumida do waterpilates, mas depois espero voltar com muita disposição!
    Fale com a Cintia, ok?
    Mas, durante esse periodo em casa, estou fazendo coisas que a gente nunca tem tempo, principalmente com baby. Uma dessas coisas é visitas, então amanhã vou na Carol visitá-la e conhecer o novo integrante da trupe: o JP!

    Bjs,

    ResponderExcluir