20 de outubro de 2009

BOSQUE PETRIFICADO SARMIENTO - Argentina

Nas minhas andanças por aí, eu tive o prazer e a emoção de conhecer uma floresta fossilizada.
Ela fica entre "nada"e "lugar nenhum", e só se consegue chegar lá de carro, através das infinitas rutas argentinas.
Este monumento natural é um bosque da Era Cenozóica, com uma idade aproximada de 65 milhões de anos. As árvores petrificadas são testemunhas da pré-história, que formam uma paisagem indescritível com o colorido dos distintos estratos geológicos. Seus troncos petrificados são o resultado do efeito que estes milhões exerceram em sua madeira.

No começo da Era Terciária, a Cordilheira dos Andes começou a se elevar e assim impediu a passagem das correntes de umidade do Pacífico para o Atlântico. Simultaneamente se produziram erupções vulcânicas cujas cinzas se espalhavam, começando assim um lento processo de transformação orgânica: absorção, impregnação, substituição e mutação da natureza molecular, conservando seu aspecto exterior.
O afloramento destes troncos petrificados, a paisagem lunar contínua e suas montanhas circundantes de tonalidades variadas permitem observar os distintos estratos geológicos. Nos sedimentos vulcânicos do solo, se encontram muitos troncos, alguns de considerável dimensão e tem uma idade datada do Paleoceno.

Este bosque está situado na Patagônia argentina, na província de Chubut, e se voce quiser conhecer, a cidade de referência mais próxima é Comodoro Rivadávia.

Indo em direção das Cordilheiras dos Andes, voce dirige cerca de 165 km pela ruta provincial 26 e perto da cidade de Sarmiento, entra em uma estrada de chão de mais 25 km.
Aconselho a ter um carro 4X4, porque é chão hein???
Se voce quiser saber como chegar lá de carro, te passo toda a navegação das rutas,e te garanto, é uma viagem inesquecível!
Eu fui! E voce, quer dar uma passadinha lá também?

2 comentários:

  1. Querida, que lugar lindo! Quem sabe a gente não vai quando a Malu estiver maiorzinha! Até lá teremos um big carro para a aventura.

    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Esse bosque petrificado não parece com aquele que eu vi no desenho do Pica-Pau... rsrsrs

    ResponderExcluir