30 de setembro de 2009

GLACIAR PERITO MORENO - El Calafate, Chile


É uma das geleiras mais imponentes e já foi chamada de a "oitava maravilha do mundo", devido à vista que se tem de seu topo. Localizada em uma zona rodeada por bosques e montanhas, está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, município de El Calafate, localizada ao sul da Argentina.
O Glaciar Perito Moreno é um daqueles raros espetáculos de exuberância natural que despertam a consciência da fragilidade humana e fazem meditar sobre a dimensão do tempo. Enorme rio congelado com área de 195 km2, ele existe há pelo menos 30 mil anos e é uma das únicas geleiras do planeta que continua crescendo.
Sua aparência lembra um enorme castelo de gelo branco azulado e brilhante. Ela se estende desde o Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo 5km de largura e 60m de altura.
Por sua beleza, interesse geológico e pela riqueza da flora e fauna, o Parque Nacional Los Glaciares - onde se situam o Perito Moreno e uma dezena de outros - foi declarado Monumento do Patrimônio Mundial pela Unesco em 1981. A Geleira Perito Moreno é considerada uma das reservas de água doce mais importantes.

Um comentário:

  1. Rô, que lugar lindo! Espero algum dia ter um super carro e fazer essa viagem com toda a família! Deve ser demais!
    Bjs,

    ResponderExcluir